Mas o que é esse tal de Processing ?
"Processing é uma linguagem de programação open source desenvolvida para pessoas que querem programar imagens, animações e sons. É usado por estudantes, artistas, designers, arquitetos, pesquisadores e pessoas que gastam seu tempo livre aprendendo, prototipando e produzindo coisas. Foi criado para ensinar fundamentos de programação em um contexto visual e para servir como um desenvolvedor de softwares e produzir suas ferramentas. O Processing foi desenvolvido por artistas e designers como uma alternativa de desenvolver ferramentas computacionais para os seus domínios."
www.processing.com.br
Você que trabalha com design gráfico, pinturas, arquitetura, esculturas, vídeos, web, illustração, entre outros provavelmente está familiarizado com programas como Photoshp, AutoCAD, Maya, Premiere, Illustrator, After Effects e assim por diante. O único "problema" é que estamos sempre fadados a desenvolver nosso trabalho utilizando softwares que vem com um pacote fechado de ferramentas que de certa forma limitam a execução do processo criativo, que significa por em prática de fato as idéias pensadas.
E porque não desenvolvermos nossas próprias ferramentas ?
A Teoria do Design Computacional entende que
"o projeto circunscrito ao universo da high road é apenas uma face do problema de design dos sistemas computacionais, de forma que seus produtos finais estão naturalmente limitados a um conjunto de possibilidades técnicas já previstas na própria forma de operação da plataforma utilizada. Vale ressaltar que não se está questionando o papel fundamental da criatividade do designer na dobra ou ruptura desses limites."Como sugere Meira (2010)
"Se você não souber escrever software – e não se trata de usar uma linguagem de programação sofisticada, complexa, mas saber qual é o software da sua profissão e como se ajuda a escrevê-lo –, definitivamente terá um problema de competitividade no futuro próximo.
Se você imaginar que conseguirá sobreviver sem saber programar em um mundo totalmente programável, está sendo basicamente levado pelos acontecimentos. Está sendo um objeto."
Processing tem suas raízes no Massachusetts Institute of Technology - MIT desenvolvido por Casey Reas, Benjamin Fry, John Maeda e seus alunos de graduação. Foi desenvolvido em 2001 e tem vínculo direto com o Logo e com o Design by Numbers, ambas linguagens de programação com resultados gráficos.
Resumindo, Processing é totalmente gratuito, desenvolvido em Java, open source, tem saída direta para MAC's e PC's e está iniciada a nossa jornada de estudos e a que quiser acompanhar sinta-se a vontade.
Material:
Livro Learning Processing - (PDF)
Site de Apoio
e tamo ae. aprendendo e reaprendendo. talvez em algum momento da estrada façamos algo como "mapear o genoma" >> http://benfry.com/valence/
ResponderExcluir